Teste de alergia para cosméticos

Curta e compartilhe! :)

Teste de alergia para cosméticos- Dicas da Jaque

Vivemos em uma época de muito estímulo ao uso de produtos de beleza. Tem se tornado comum ver indicações de produtos e de receitas caseiras na internet, no entanto isso pode ser perigoso. Hoje eu vou te ajudar a  identificar uma irritação ou alergia e como fazer o teste de alergia para cosméticos. Confira!

 

Irritação x alergia

Em primeiro lugar quando acontece uma irritação a pele pode apresentar uma reação de incômodo. A irritação costuma acontecer pouco tempo depois de usar um produto. Além disso a sensação de incômodo geralmente afeta apenas o lugar da aplicação.

O que fazer: normalmente quando você retira o produto na mesma hora, logo a irritação passa. Se depois disso sua pele permanece coçando, avermelhada e/ou com ardência busque um médico.

A alergia por outro lado pode se manifestar até 12h depois da aplicação, ela geralmente se espalha e dura por mais tempo. Então caso isso aconteça você deve suspender o uso do produto. Na alergia os sintomas são mais intensos, portanto seu organismo reage a substância. Alguns sintomas extras também podem aparecer como inchaço, dificuldade pra respirar e ânsia de vômito.

O que fazer: É importante que você procure um médico imediatamente.

 

Confira também: Esfoliante de café caseiro: aprenda como fazer

 

Como fazer o teste de alergia para cosméticos?

Em primeiro lugar é importante você testar o produto sempre perto da região onde deseja aplicar, ok?

Produtos faciais: aplique a quantidade de 1 moeda pequena na região atrás da orelha e lateral do pescoço. Então você permanece  com o produto por 48h sem lavar. Depois disso se não apresentar reações use o produto tranquilamente.

Produtos corporais: o teste é feito da mesma forma, no entanto as região muda. Aplique o produto na parte interna do pulso. Então deixe na pele por 48h sem lavar.

Observação: se você notar qualquer reação como vermelhidão, coceira, descamação e bolinhas lave a região imediatamente e suspenda o uso. Acima de tudo procure por um médico imediatamente.

Vale ressaltar que o teste de alergia para cosméticos é apenas para te dar uma segurança maior antes de usar qualquer produto. Ele não substitui o tradicional teste de alergias com o médico, ok?

 

Dicas importantes:

  • Evite pegar sol depois de uma irritação ou alergia, pois a pele pode ficar ainda mais sensível
  • Se sua pele fica facilmente irritada evite cosméticos com perfumes, corantes e conservantes agressivos
  • Antes de comprar um produto se possível experimente. Muitas lojas disponibilizam os provadores. E as farmácias também possuem amostra grátis. Peça no balcão e faça o teste em casa!

 

Você já conhecia o teste de alergia para cosméticos? Me conta nos comentários. Aproveita para me seguir no Instagram e receber dicas de beleza diariamente. Um grande beijo e até a próxima! <3


Curta e compartilhe! :)