• Dicas e tutorias
  • Reviews de produtos
  • Dicionário de Cosmetologia
  • Notícias da área de cosmetologia e estética

Como os cosméticos podem interferir no pH da pele?

Postado em 23/07/2019 21:41 por Jaque

Curta e compartilhe! :)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Como os cosméticos podem interferir no pH da pele?- Dicas da Jaque

Você já deve ter ouvido falar no pH da pele e como ele é importante. No entanto quando se fala sobre cosméticos o máximo que ouvimos é que produtos com pH fisiológico são os mais indicados. Entenda agora como o pH dos cosméticos pode fazer toda diferença na sua pele!

 

O que é pH?

O pH (potencial hidrogeniônico) é o que define se uma substância é ácida ou alcalina. Em uma escala numérica ele varia de 0 à 14.  Uma substância é ácida quando está abaixo de 7 e alcalina se está acima. Se for 7 é considerada neutra.

Como os cosméticos podem interferir no pH da pele?- Dicas da Jaque

Confira também: Tônico para pele: para que serve e como usar?

A importância do pH da pele

A pele em seu estado mais saudável é levemente ácida, seu pH geralmente é de 5,5. Quando esse número está alterado pode indicar problemas à vista. Se sua pele estiver muito ácida, por exemplo, pode estar irritada, propensa a acne e mais oleosa. Por outro lado se sua pele é muito alcalina pode ficar facilmente sem viço, extremamente seca e começar a descamar. Ou seja o equilíbrio é importante.

A cútis é coberta por algo chamado de manto ácido. Uma fina barreira de proteção feita de sebo e suor.  Fatores ambientais como poluição, água e vento podem danificar o manto ácido, aumentando assim suas chances de desenvolver condições dermatológicas como rosácea e eczema. Além disso outra coisa que ameaça a integridade da sua pele é o uso de cosméticos alcalinos!

 

O pH dos cosméticos

Na hora de usar algum cosmético é importante prestar atenção na sensação que ele deixa. Produtos muito alcalinos podem danificar a pele. Por exemplo quando você usa um produto muito alcalino para limpar o rosto e sua pele fica repuxando, isso é sinal de dano e não de limpeza. Isso quer dizer que o produto está tirando a hidratação natural que sua pele produz. Além de ressecamento isso pode causar irritação e aumento da oleosidade.

Usar produtos com pH parecido com o da pele ajuda mantê-la saudável. Se você tem pele com tendência a acne ou pele sensível o pH alcalino pode impactar ainda mais.

Vale ressaltar que a importância do pH em cosméticos é referente a produtos a base de água, então os oleosos não tem relevância nesse assunto.

 

Dicas da Jaque

Alguns dos produtos mais alcalinos geralmente usados são os sabonetes em barra tradicional e leite de colônia. Isso porque o pH deles fica em torno de 8 à 9. Então na hora da compra fique atento principalmente aos produtos de limpeza facial!

 

Você já sabia da importância do pH dos cosméticos? Me conta o que você achou nos comentários. Aproveita e me segue no Instagram para receber dicas de beleza diariamente, combinado? Um beijo e até a próxima!

 


Curta e compartilhe! :)
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  


Sugestões?
Entre em contato através do e-mail e me conta sobre qual tema você gostaria de ver por aqui. E não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Comentários:

Atenção: Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de responsabilidade do usuário(a). Você será banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.