Manchas e sinais diferentes que aparecem na pele, muitas vezes são ignorados. Quando a pele mostra alguma alteração, algo pode não estar bem em nosso organismo. E por isso é importante saber como identificar doenças graves através pele. Confira a matéria!
Manchas escamosas na pele
Podem estar relacionadas a um sério problema de saúde. Pesquisas apontam que quem é atingido pela doença Psoríase, de maneira grave, tem 58% mais chances de ter um ‘’grande evento cardíaco’’ e 43% mais chances de ter um derrame.
A doença, portanto, pode estar associada ao desenvolvimento de placas nas artérias, segundo Dr. Silverberg.
Perda de pigmento na pele
Essa doença tem nome de vitiligo e acontece porque o sistema imunológico ataca a melanina (células que produzem o pigmento da pele). No entanto, outras doenças autoimunes estão relacionadas, como problemas na tireoide, por exemplo. Algumas das doenças da tireoide são câncer da tireoide, hipotireoidismo, hipertireoidismo e nódulos e bócio benignos da tireoide.
Confira também: como os cosméticos podem interferir no pH da pele?
Vermelhidão e rubor da pele
Muitas pessoas acham que esses sintomas não são nada demais, no entanto, segundo uma pesquisa de 2016 na Annals of Neurology, a rosácea tem relação com a doença de Alzheimer. Essa condição, está ligada ao aumento de 28% de risco de demência em mulheres. Apesar de ser uma pesquisa emergente, se você tem rosácea, fique atenta. Acima de tudo converse com seu médico caso qualquer problema cognitivo apareça.
Manchas vermelhas que coçam
Em primeiro lugar alguns dos sintomas são ressecamento, coceira e vermelhidão na pele. A doença chamada de Eczema, se apresenta por causa do sistema imunológico, que reage exageradamente a algumas substâncias. Além disso, esses sintomas podem estar ligados a depressão. Geralmente, aparecem em regiões como rosto, pescoço, mãos, pés, pernas, cotovelos ou pescoço. É mais comum em crianças, mas pode surgir em adultos também. Além disso, a genética pode ser determinante, se alguém de sua família tem eczema, fique atento.
Sobre como identificar doenças graves através da pele
Como profissional da área estética, me sinto no dever de trazer uma matéria sobre como identificar doenças graves através da pele. Muitas pessoas acreditam que alguns desses sinais, afetam apenas a aparência. Muitas vezes, até recorrem a dicas de produtos pela internet para ”resolver estes problemas”. E sem saber, podem estar com uma doença mais séria. Preste atenção ao que sua pele quer dizer, procure um dermatologista quando perceber alterações como estas!
Conselho de especialistas da Academia Americana de Dermatologia sobre como identificar doenças graves:
Ao examinar o paciente, os dermatologistas estão atentos aos sinais diferentes presentes na pele, que podem indicar um problema sério”, segundo doutor Owen. Por isso é importante consultar um dermatologista, caso perceba qualquer alteração na pele. ‘’Fazer isso pode garantir um diagnóstico adequado e, em alguns casos, impedir o avanço de uma doença grave.
Fontes: American Academy of Dermatology, Reader’s Digest.